Vigilância Epidemiológica da Leishmaniose Tegumentar

As ações devem visar, investigação e controle de focos, diagnóstico e tratamento precoce dos doentes para evitar as deformidades e diminuir o número de casos.

*Notificação- A LTA é uma doença de notoficação compulsória, portanto todo caso deve ser obrigatóriamente nofiticado.

*Investigação Epidemiológica - Após a notificação de casos de LTA a investigação epidemiológica faz-se necesária para definir:

-Se a área é endemica ou se é um novo foco:

-Verificar se o caso é importado ou autóctone;

-Acompanhar as medidas de controle.

Acima uma foto de uma armadilha de isca luminosa.

 


Medidas de Controle

Em virtude das carcterícas epidemiológicas peculiares da LTA as estratégias de controle devem ser flexíveis e distintas adequadas a cada região ou foco.

- Aplicação de Inseticida: praticável em situações de transmissão peridomiciliar, domiciliar e em certas áreas rurais onde haja concentração populacional exposta.

- Medidas de Proteçâo Individual: Uso de mosquiteiros simples, telas finas em portas e janelas, uso de repelentes e roupas como calça e camisas compridas.

-Controle de Reservatórios: A identificação dos prováveis reservatórios, quando doméstico, é necessária para sua eliminação  ou manutenção destes lugares limpos e afastados de habitação humana.

-Fabricação de armadilhas caseiras como a isca luninosa e a armadilha adesiva (conj. de cinco folhas de papel sulfite A4 impregnadas com óleo de rícino).


Armadilhas adesivas em peridomicilío e no quarto

Voltar