Tratamento para LVA

A droga que deve ser usada é o Antimoniato de N Metil Glucamina (Glucantime), antimonial pentavalente (SbV). Deve-se fazer acompanhamento clínico do caso e quando possível acompanhamento laboratorial para detecção de possíveis manifestações de intoxicação (hemograma e ECG).

Muitos pacientes são resistentes ao Glucantime e devem ser tratados com Anfotericina B, sob orientação e acompanhamento médico devido a toxicidade da droga.

Os casos mais graves de Calazar devem ser internados e tratados em hospitais de referência. Os casos leves ou intermediários podem ser tratados em ambulatório.



Critérios de cura

Os critérios de cura são essencialmente clínicos. O desaparecimento da febre é precoce e acontece por volta do 5.º dia de medicação, a redução da hepatoesplenomegalia ocorre logo nas primeiras semanas. Ao final do tratamento o baço geralmente apresenta redução de 40% ou mais, em relação à medida inicial.

O paciente tratado deve ser acompanhado no 3º, 6º e 12º mês após o tratamento e na última avaliação se permanecer estável, o paciente é considerado curado.

Voltar